top of page

CASAR EM CASA: TUDO SOBRE A TENDÊNCIA

Com as restrições que estão acontecendo em grande parte do Brasil por conta da pandemia, muitos casais têm optado por se casar em casa.

O casamento em casa, na maioria das vezes, reúne um número reduzido de convidados. Mas se engana quem acha que, por isso, a cerimônia é menos glamourosa.

Além de possibilitar uma reunião mais segura nesses tempos de pandemia, a celebração neste estilo cria um ambiente mais intimista e acolhedor.


O que deve ser levado em consideração ao organizar um casamento em casa?

Antes de começarmos a falar sobre o que é indispensável ter para se casar em casa, é preciso lembrar que a casa não precisa ser, necessariamente, dos noivos.

É claro que você não vai sair por aí pedindo casa emprestada para qualquer pessoa, mas é possível realizar a cerimônia na casa de pais, padrinhos de amigos mais próximos e até de lugares alugados.

O mais importante é que seja tudo muito bem combinado e planejado, para que não haja nenhuma falha de espaço ou de logística.

No caso das casas de pessoas mais íntimas, a grande vantagem é que dá para economizar no aluguel do lugar, que costuma pesar no orçamento.

Sendo ou não na sua própria casa, é preciso levar em conta alguns pontos essenciais, como você vai ver agora.


Número de convidados

Comemorar o noivado em casa já é uma prática comum entre os casais. Muitas vezes, estão presentes apenas os pais e os padrinhos. Mas a realização do casamento, geralmente, conta com uma lista um pouco maior de convidados.

Definir a quantidade de pessoas presentes na comemoração é o primeiro passo para se organizar e poder casar em casa, garantindo o conforto dos convidados e dos noivos.

Depois disso, fica mais fácil pensar no tamanho da casa, na quantidade de banheiros que ela deve ter e até na possibilidade de alugar banheiros para o evento.

O estilo da festa ajuda a nortear a escolha do número de convidados. Um jantar, por exemplo, costuma contar com menos gente, se comparado com festas com coquetel. Isso porque o jantar requer que todos os convidados estejam sentados.

No caso de outros tipos de comemoração, você pode organizar para que 60 ou 70% das pessoas tenham lugar para se sentar ao mesmo tempo.


Espaço disponível na casa e a estrutura física

O tamanho do lugar é um dos pontos mais importantes e definitivos para saber se é viável ou não casar em casa. Esse item pode parecer óbvio, mas muita gente esquece de alguns pontos bem importantes.

A casa pode ter cômodos enormes, mas temos que lembrar que os convidados não vão frequentar lugares como quartos e cozinha.

É necessário, portanto, que exista um espaço confortável para a circulação das pessoas, como jardim, quintal, sala de estar ou sala de jantar.

Caso você queira uma pista de dança, é importante deixar um espaço grande delimitado e totalmente livre, sem mesas, cadeiras ou outros móveis. Ainda é preciso observar se a casa possui a estrutura elétrica adequada.

Para casar em casa com mais segurança, o ideal seria agendar uma visita com técnicos ou engenheiros para conferir as estruturas do lugar.

Tanto o casamento de dia quanto o casamento à noite precisam de checagem de luzes, geradores, estruturas dos banheiros e acomodações para o staff que vai trabalhar no casamento em casa.

Quando falamos em “casa”, estamos falando mais no sentido de moradia. Pode ser que o casal tenha um apartamento amplo ou uma cobertura que possibilite o casamento.

No caso do apartamento, é preciso se certificar de que as festas são permitidas, dentro das regras do condomínio, e se haverá alguém para direcionar os convidados da portaria até o apartamento.


Apoio logístico e regras de boa convivência

A equipe de apoio é essencial para que o seu casamento em casa ocorra sem preocupações. A logística da festa e casa é diferente de um buffet, que já tem as estruturas montadas.

Por isso, procure um cerimonial que já esteja habituado a esse tipo de comemoração. É preciso pensar em como fazer a limpeza, reposições, servir o cardápio, montar e desmontar as mesas, etc.

Para evitar possíveis acidentes, tire os objetos de valor, principalmente os que podem quebrar, e deixe nos cômodos que não serão utilizados na festa. O ideal é que eles sejam trancados com chave para evitar a circulação de pessoas.

Ah! E se você tem algum bichinho de estimação, pense em como deixá-lo confortável, em uma área aberta e com menos barulho.

Por haver mais gente na casa, ele pode ficar estressado e acabar preocupando os donos. Uma outra opção é deixá-lo em um hotel para pets.

Outro ponto a se pensar é a questão do estacionamento. Se não houver espaço na rua para que os carros possam ficar estacionados de forma regular, é preciso procurar outras alternativas.

Procure fazer uma estimativa de quantos carros serão utilizados pelos convidados. Caso tenha algum estacionamento perto, faça um vale para que eles possam usá-lo durante o casamento.

Vale a pena contratar um segurança para cuidar da logística dos carros e recepção dos convidados.

Caso você não queira convidar os vizinhos das casas mais próximas, você pode mandar uma lembrança antes ou depois para agradecer pela paciência ao lidar com a grande movimentação.


Dicas de decoração e de vestidos para casar em casa

A decoração é o primeiro contato que os convidados têm com a festa. Por isso, ela deve combinar tanto com a personalidade dos noivos quanto com o estilo da cerimônia.

Como, geralmente, os móveis não são retirados da casa para o casamento, você pode aproveitá-los e fazer deles itens de decoração.

Uma dica é utilizar fotos do casal em porta-retratos e colocar um pequeno vaso de flores ao lado de cada um. Nos banheiros, coloque velas ou arranjos minimalistas para compor o ambiente.

A iluminação também é uma parte muito importante da decoração. Se houver pista de dança, invista em uma iluminação indireta.

Cuidado para não colocar muitas luzes coloridas e fortes em um ambiente, pois pode gerar desconforto para os convidados.

Para enfeitar as mesas, use bandejas e pratos bonitos, sempre seguindo a paleta de cores do evento. Não se esqueça de contratar um fotógrafo para captar cada detalhe, inclusive da decoração.

Em relação ao vestido, é interessante que, assim como a decoração, ele combine com o estilo da festa.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page